Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Mais de 400 GB: vazamento expõe milhões de usuários de Facebook, Instagram e LinkedIn por 'configuração incorreta' da Empresa Chinesa SocialArks

Uma falha de configuração em um banco de dados causou o vazamento de mais de 400 GB de informações públicas e privadas, expondo 214 milhões de usuários do Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais.

há 3 anos

Os dados incluíam fotos de perfil, número de seguidores e de comentários, configurações de localização, informações de contato (e-mail e telefone) e profissionais (nome da empresa e cargo) e hashtags mais usadas, entre outros.

O servidor, de propriedade da empresa chinesa SocialArks, estava sem proteção de senha ou criptografia, revelaram pesquisadores do Safety Detectives. A falha foi descoberta durante uma checagem de rotina em endereços IP de bancos de dados potencialmente vulneráveis. Este, em particular, continha mais de 318 milhões de registros de usuários.

O time de pesquisadores do Safety Detective conseguiram identificar que toda a informação vazada foi extraída de plataformas de redes sociais, o que é antiético e também uma violação dos termos de serviço do Facebook, Instagram e LinkedIn”, afirmaram os integrantes , após investigar o vazamento nas redes.

Ao todo, foram detectados 11.651.162 perfis de usuários do Instagram, 66.117.839 do LinkedIn e 81.551.567 do Facebook. Outros 55.300.000 perfis da rede social Facebook foram deletados horas depois que o servidor vulnerável foi descoberto.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que o banco de dados armazenava informações privadas, que os usuários optaram por não revelar publicamente. “Não sabemos como a SocialArks conseguiu ter acesso a essas informações, obter dados privados de várias fontes seguras. Além disso, o servidor da companhia estava totalmente desprotegido”, informaram.

A empresa implementou medidas de segurança no banco de dados que originou o vazamento dos dados das redes sociais no mesmo dia em que a equipe do Safety Detectives alertou sobre a falha.

Falha semelhante no Facebook

Esta não foi a primeira vez em que um servidor da SocialArks é afetado por vazamento. Em agosto de 2020, uma falha semelhante afetou 150 milhões de usuários do Facebook, LinkedIn e Instagram. Também foram coletados dados públicos, como nomes, país de residência, informações profissionais e de contato.


fonte: https://olhardigital.com.br/2021/01/12/noticias/vazamento-de-mais-de-400-gb-expoe-milhoes-de-usuario...

Jorge Alexandre Fagundes

Advogado e empreendedor

https://securitylgpd.com/

https://linktr.ee/JorgeAlexandreFagundes

#lgpd

fonte: techtimes

  • Publicações492
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações240
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-de-400-gb-vazamento-expoe-milhoes-de-usuarios-de-facebook-instagram-e-linkedin-por-configuracao-incorreta-da-empresa-chinesa-socialarks/1152215246

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)